Olá! Com a chegada do século XXI e a popularização da internet banda larga em dispositivos móveis, muitas profissões estão sendo repensadas e algumas até deixarão de existir. Na contramão desta tendência está a energia solar, que vem experimentando um crescimento acima de 300% ao ano desde o início da RN 482 da ANEEL, em 2012. Apesar de em ampla expansão, o mercado de energia solar ainda é incipiente no Brasil quando se avalia o tamanho em que poderá chegar devido às ótimas condições de irradiância solar que temos em todo o país.
Os profissionais de energia solar
Para familiarizar os consumidores com os profissionais atuantes no segmento de energia solar apresentamos aqui alguns personagens:- Promotor Solar: o promotor solar pode ser considerado o evangelizador sobre a tecnologia fotovoltaica. O promotor de energia solar pode ter formação em áreas como eletrotécnica e engenharia elétrica, porém, não é pré requisito para atuação. Conhecedor da tecnologia e dos produtos existentes no mercado, cabe aos promotores solares identificar pessoas e empresas que podem se beneficiar da energia solar e seu enfoque prioriza aspectos comerciais e de benefícios da energia solar.
- Instalador de sistemas fotovoltaicos: é o profissional responsável pela montagem das usinas fotovoltaicas junto aos clientes. Instaladores geralmente são eletricistas, eletrotécnicos ou engenheiros eletricistas, mas não há uma legislação que exija dos instaladores uma formação específica. Profissionais de montagem comercial ou da construção civil podem ser preparados para executar instalações fotovoltaicas com qualidade e segurança, desde que observadas as NR vigentes (trabalho em altura e tem outra). Diversas empresas de energia solar no mercado oferecem cursos de capacitação em Energia Solar. Caso queira alguma sugestão, entre em contato conosco e lhe indicamos onde fizemos os nossos cursos.
- Integrador de energia fotovoltaica: é o profissional de maior responsabilidade no mercado de energia solar. Cabe ao integrador a análise de todas as variáveis que impactam no preço de um sistema fotovoltaico como: sombreamento, posição do telhado, ângulo de inclinação, tipo do material de telhado ou tipo do solo no caso de instalação de uma usina no chão, tipo de relógio medidor e características de consumo da unidade consumidora. É também responsabilidade do integrador de energia solar o levantamento da documentação e realização do trâmite de solicitação de conexão junto a distribuidora para que determinada usina solar seja homologada e possa gerar energia com segurança e dentro das normas técnicas vigentes. É exigido do integrador de energia solar um grande conhecimento sobre eletricidade, sobre produtos fotovoltaicos e sobre otimização dos custos para seu cliente final. Devido às responsabilidades envolvidas, a maioria dos integradores de energia fotovoltaica são engenheiros eletricistas ou eletrotécnicos com boa experiência de mercado.