Micro Central Hidroelétrica – MCH – como funciona, vantagens, benefícios e retornos financeiros
Você conhece a possibilidade de produzir energia elétrica através de um pequeno cursos d’água? Além disso, tem interesse em saber realmente como é possível instalar e produzir energia elétrica por meio de uma Micro Central Hidroelétrica, de forma sustentável? Portanto, leia esse post e conheça quais são as vantagens, os benefícios e os principais investimentos para produzir sua própria energia elétrica utilizando uma Micro Central Hidroelétrica – MCH.
Na prática a MCH é instalada próxima ao curso hídrico. Através de uma tubulação adequada é direcionada uma vazão d’água conhecida, movimentando as pás de uma bomba-turbina e produzindo energia elétrica continuamente. Juntamente com um inversor de corrente é possível converter a energia elétrica contínua (CC) em alternada (CA). Ao mesmo tempo, a presença desse inversor permite um total aproveitamento da energia no mesmo local de instalação ou até para suprir a demanda de outros locais. Como resultado, as MCH não causam nenhum tipo de impacto no curso hídrico. Literalmente uma tecnologia sustentável.
Quer ficar por dentro de muito mais sobre micro centrais hidrelétricas?
O que é uma Micro Central Hidroelétrica (MCH) e como funciona?
Micro central hidroelétrica (MCH) é uma alternativa tecnológica importante para a produção de energia elétrica de forma sustentável. Em outras palavras, essa tecnologia aproveita a vazão e as “quedas” dos cursos hídricos para produção de energia elétrica, sem provocar interferências no ecossistema.
Primeiramente, a MCH funciona aproveitando um pequeno recurso hídrico (energia potencial e cinética das águas) para a produção da energia elétrica. Para tanto, são instaladas próximas aos cursos d’água. Já tecnicamente, o princípio de funcionamento da MCH correlaciona a energia cinética (vazão d’água L/s) com a energia potencial (desnível hidráulico m) e prever a capacidade de produção máxima teórica de energia elétrica (kwh/mês).
Nos últimos anos, pequenas e micro centrais hidroelétricas (MCH) se tornaram uma alternativa atrativa. Além da facilidade de instalação e operação, as MCH utilizam “bombas funcionando como turbinas” (BFT). Neste nicho, as bombas substituem as turbinas que apresentam custos elevados. Devido ao enorme mercado de bombas (ampla faixa de potência), elas apresentam-se como uma alternativa facilmente encontrada, barata e confiável. Principalmente, tratando-se de manutenção, onde apresentam muitas vantagens quando comparadas às turbinas, que são fabricadas sob encomenda e com manutenções onerosas.
Avanços e aplicações da MCH
Muitos esforços são observados no avanço das tecnologias para produção de energia elétrica utilizando-se os recursos hídricos com pouquíssimos ou nenhum impacto negativo. Em paralelo, órgãos governamentais e empresas privadas incentivam a disseminação dos sistemas de energia renovável através de financiamento em editais e programas. Vale destacar, que o incentivo à produção de energia elétrica sustentável contribui com a diversificação da matriz energética brasileira, favorecendo a economia e a produção de energia elétrica de forma distribuída.
Em regiões remotas e isoladas (ex. zonas rurais) do Brasil, as dificuldades de abastecimento de energia elétrica estão intimamente relacionadas às grandes distâncias entre a produção (grandes hidrelétricas) e o ponto de consumo (propriedades rurais). Além disso, nessas regiões mais afastadas existe uma baixa demanda de energia. Assim, uma importante alternativa é promover tal abastecimento a partir de fontes renováveis e distribuídas nas próprias áreas rurais. Nesse cenário, o aproveitamento do potencial energético dos pequenos cursos hídricos através de tecnologias como as MCH torna-se um ótimo investimento e uma adequada alternativa sustentável para produção da própria energia elétrica.
Quais são as vantagens de utilizar uma MCH?
A utilização dessas MCH tem chamado atenção devidas as vantagens que apresentam em relação às grandes hidrelétricas e às outras alternativas de produção de energia. Destacadamente, as MCH são facilmente instaladas. Em suma, as MCH possuem uma operação simples e prática para produção de energia elétrica. Somada à essa vantagem, não há necessidade de alagar grandes áreas. Como resultados positivos, as MCH causam os menores impactos ambientais possíveis nos recursos hídricos.
A maior vantagem das MCH é o fato de ser uma fonte de produção energia elétrica renovável continuamente (24h por dia e 365 dias por ano). Somado a isso, como já mencionado as MCH não emitem poluentes e não causa impactos nos recursos naturais. Acima de tudo, a simplicidade de operação da MCH acarreta pouquíssimas manutenções ao longo de sua vida útil. Por isso, estão cada vez mais presentes no mercado nacional. Enfim, com todas essas características integradas as MCH já são utilizadas em todo o território brasileiro, pois possuímos diversas bacias hidrográficas, com uma vasta malha hídrica.
Principais vantagens da Micro Central Hidroelétrica
Em síntese, veja a seguir as principais vantagens de você utilizar uma MCH:
- Produção contínua de energia elétrica;
- Independência do fornecimento de energia das concessionárias;
- Não há necessidade de área alagada;
- Simplicidade de instalação, homologação, operação e manutenção;
- Não emite nenhum tipo de poluente (nem no ar, nem na água e nem no solo);
- Possibilidade de produção e consumo de energia em áreas remotas (local onde não há rede de energia elétrica);
- Ótimos investimentos financeiros, uma vez que possuem excelentes custos de produção de energia (kWh/R$) e ótimos retornos econômicos (1,5 a 4%).
Vale destacar que em função das características do curso hídrico (vazão e desnível), algumas MCH podem fornecer energia para uma comunidade inteira ou apenas para uma propriedade rural. Portanto, é preciso estudar e avaliar de forma personalizada cada situação, a fim de descobrir qual a melhor solução tecnológica.
Avaliações prévias para instalar uma Micro Central Hidroelétrica
Para produzir sua própria energia a partir de pequenos cursos d’água, você deverá fazer a seguinte avaliação prévia:
- Qual é a vazão (L/s) do curso d’água (em épocas de cheia e de estiagem)?
- Qual é o desnível hídrico (m) existente do local de captação até o local de instalação da MCH?
Outros critérios não menos importantes deverão também ser analisados. Mas ficam por conta dos objetivos e metas específicos, bem como estratégia e desenvolvimento de cada projeto. Porém através dessas duas avaliações será possível estimar os principais investimentos para instalar e colocar em prática sua MCH.
Quais são os investimentos para adquirir uma MCH?
Tomando como base alguns critérios técnicos de segurança, eficiência e produtividade, os principais investimentos para instalar e homologar uma MCH estão correlacionados com os seguintes itens:
- Adequações hidráulicas no local de instalação (captação e adução): 15% dos investimentos;
- Aquisição da Micro Central Hidroelétrica (MCH): 75% dos investimentos;
- Adequações elétricas no local de instalação (projeto, homologação e materiais elétricos): 10% dos investimentos.
Afinal, você tem interesse em instalar uma MCH? Faça todas essas análises previamente e adquira uma solução personalizada para cada curso hídrico.
Através de uma MCH é possível fazer um investimento seguro, com excelentes retornos econômicos. Portanto, as principais vantagens financeiras de investir nessa tecnologia são:
- Retornos econômicos de até 4%. Esses retornos financeiros são justificados na economia de energia mensal e o custo da solução completa. Dessa maneira, permite o cliente cortar sua conta de luz até 100%, proporcionando novos investimentos e planejamentos econômicos com essa economia.
- Produzir sua própria energia elétrica, garantindo qualidade e constância. Como resultados, essa estabilidade energética evita as perdas e prejuízos ocorridas com “apagões” e cortes no fornecimento de energia devido a problemas na rede e ou manutenções e reparos realizados pela concessionaria.
Exemplo de aplicação da Micro Central Hidroelétrica
Só para ter ideia dos principais números e retornos que você pode obter com uma MCH, veja esse exemplo já em funcionamento. Em síntese, um cliente possui um curso hídrico com um desnível hídrico (queda d’água) de 15m. Já a vazão do curso hídrico é aproximadamente 5 L/s. Com essas características do curso hídrico (15m de desnível e 5L/s de vazão) foi instalada uma MCH com capacidade de produção de 720kwh/mês. Dessa maneira, mais um cliente já produz sua própria energia elétrica de forma sustentável utilizando uma MCH.