As Energias renováveis utilizam recursos naturais e consomem recursos naturais numa velocidade inferior a capacidade de recuperação destes recursos pela natureza. A OAK Energia analisa o perfil de cada um dos seus clientes para identificar qual a matriz energética têm maior disponibilidade e melhor custo benefício.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica cresce exponencialmente no Brasil graças as recentes legislações que regulam o mercado de geração distribuída, ao aumento do número de empresas que prestam serviços de instalação e homologação de usina fotovoltaica e pela vertiginosa queda nos preços dos equipamentos que compõem os sistemas conectados a rede elétrica (on grid).
Energia eólica
O Brasil dispõe de um grande potencial para gerar energia a partir dos ventos. As áreas litorâneas sobretudo no nordeste brasileiro possuem o maior parque eólico brasileiro. Já existem diversos tipos de projetos para geração de energia eólica que visam se enquadrar as peculiaridades de velocidade e sazonalidade dos ventos em diferentes regiões.
Hidrelétrica de fio d´água
Uma melhoria em relação as tradicionais hidrelétricas pois não demandam de alagar grandes áreas para seu funcionamento. As usinas hidráulicas de fio d´água utilizam geralmente o desnível do terreno para criar a coluna d´água. Esta água que passa pela turbina é imediatamente devolvida ao curso d´água de origem, minimizando os impactos ambientais.
Biomassa / resíduos
A geração de energia por biomassa ou aproveitamento de resíduos apresenta duplo impacto positivo pois, além de gerar energia, diminui a quantidade de resíduos a serem descartados no meio ambiente. Estes resíduos quando mal destinados contaminam cursos d´água e o solo. A geração de energia por biomassa ou por meio de resíduos é indicada a produtores rurais, granjas e aterros sanitários, dando ao proprietário a possibilidade de gerar energia elétrica ou calor para uso na produção.