Oak Energia

Fluxo de caixa

Vendas de Energias Renováveis

Vendas de Energias Renováveis

O mercado de energias renováveis está crescendo mesmo durante a pandemia. Só em Minas Gerais a Geração Distribuída (GD) já alcançou, agora em fevereiro de 2021, a marca de 1 GW de potência instalada. Ou seja, 20% da geração distribuída está aqui em solo Mineiro. Se você já produz sua própria energia, de forma sustentável, parabéns.

Além de produzir sua própria energia elétrica, o mercado de energias renováveis possui espaço para diversos profissionais que queiram atuar e surfar nessa grande onda do setor elétrico. Você sabe como atuar no mercado de energias renováveis e realizar boas vendas das principais tecnologias sustentáveis? Leia esse post até o final e descubra as melhores dicas para você concretizar boas vendas nesse mercado de energias renováveis.

Tecnologias sustentáveis para produção de energia elétrica

A geração distribuída no Brasil está em pleno crescimento. Atualmente só na GD, já temos 5GW de potência instalada em todo o Brasil. As principais tecnologias que contribuem com esse grande avanço e diversificação da matriz energética são:

  • Sistemas fotovoltaicos;
  • Biodigestores;
  • Turbinas eólicas;
  • Pequenas e micro centrais hidroelétricas.

Para atuar com vendas nesse setor energético é preciso conhecer e compreender o mercado, além de sempre se qualificar pessoalmente e profissionalmente. Então atuar com vendas de tecnologias de produção de energia elétrica de forma sustentável, também exige que você compreenda, tanto o mercado de energias, quanto as tecnologias disponíveis para produção de energia elétrica. E, claro, as legislações brasileiras desse setor energético, que cada dia nos proporciona um frio em nossas barrigas.

Passo a passo para conquistar boas vendas de energias renováveis

Para alcançar os melhores resultados no setor de energias renováveis e conquistar bons resultados, ou seja, concretizar boas vendas, comece com um bom planejamento. Resuma no seu planejamento as principais etapas e os principais itens que você deverá conquistar. Faça literalmente um passo a passo e em cada etapa destaque sua principal ação. Dentro de um bom planejamento, toda etapa deve possuir ações. Junte todas as etapas com um bom plano de execução. Entre em contato com seus possíveis clientes e veja qual meio de comunicação é melhor para cada um deles, pode ser pelo WhatsApp, por uma ligação, e‑mails ou através de uma reunião (online ou presencial).

Características de um bom vendendor

Além desse planejamento bem detalhado, também valorize as boas características de um vendedor. Atenda todos seus clientes com entusiasmo, com brilhos nos olhos e com uma impecável apresentação pessoal. Estude previamente seus clientes, veja seus interesses pessoais, profissionais e faça boas perguntas.

Demonstre as reais vantagens e os benefícios de produzir sua própria energia elétrica de forma sustentável. Escute-o atentamente e continue fazendo boas perguntas para compreender seus reais interesses. A combinação de boas perguntas irá lhe permitir ouvir os principais interesses e assim você poderá atendê-lo da melhor maneira possível.

Após compreender o que seu cliente deseja, veja quais são as possíveis tecnologias existentes no mercado que podem ser aplicadas em cada caso. Existem várias tecnologias como: os sistemas fotovoltaicos, os biodigestores, as turbinas eólicas e as micro centrais hidrelétricas que já são consolidadas no mercado. Todas essas tecnologias possuem diferentes capacidade de produção de energia. Existem inúmeros modelos, diversas marcas, várias opções de preço e você deve buscar a solução personalizada para atender os reais interesses de cada um dos seus clientes.

Sabemos que algumas pessoas possuem interesse em marcas, outras em maiores garantias e outras preferem o melhor custo-benefício do mercado. Somente com o entendimento dos interesses do seu cliente, você conseguirá trazer a melhor solução do mercado e concretizar cada vez mais vendas.

Seja persistente, mas não seja inconveniente. Não abandone seu cliente no meio do processo de vendas, mas também não o bombardeie de informações desnecessárias. Mantenha-o sempre muito bem-informado, com boas notícias, reportagens e vídeos, nos quais demonstram as vantagens e os benefícios que ele irá alcançar com a solução.

Você perceberá que seu planejamento está bem construído, quando seus clientes chegarem no momento da aquisição, já sabendo 100% da tecnologia que você está apresentando e concordam com seu planejamento. Retire todas as dúvidas que existirem sobre a tecnologia de produção de energia elétrica e apresente todas as adequações que deverão ser realizadas no local de instalação. Apresente esse conhecimento a eles e somente após todas essas observações, você estará no momento de avançar para a etapa de venda.

Dia da apresentação da solução

Construa uma apresentação personalizada para cada um de seus clientes, faça uma abordagem direta, clara e objetiva. Demonstre apenas os principais investimentos, as principais vantagens e os principais retornos que sua solução possui. Lembrando que no momento da apresentação da sua proposta, seu cliente já deve ter total conhecimento de todo o valor que a sua solução possui para ele.

Faça uma boa negociação

For fim para realizar o fechamento da venda, ou seja, o cliente assinar o contrato e iniciar a etapa de instalação. Lembre-se sempre que: se o cliente perceber que a negociação não é boa para ele, tudo estará perdido. O sucesso da negociação está ligado aos benefícios que devem ser vistos e claros por ambas as partes. Se você compreendeu a necessidade de seu cliente, apresentou todas as vantagens e benefícios, e realmente está com a melhor solução personalizada para transformar, positivamente, a vida dele, concentre-se, pois agora é aguardar um retorno positivo de seu cliente para concretizar a venda e início de longos anos de parceria.

 

Somado a tudo isso, comunicar bem, ser criativo e autoconfiante durante todo o processo de vendas, também só trará bons resultados. Qualifique-se, vista a camisa das fontes renováveis, atue nesse mercado de energia elétrica e conquiste sua independência financeira.

 

Espero que você tenha compreendido ainda mais sobre o caminho das vendas de tecnologias sustentáveis para produção de energia elétrica. Para você que leu até aqui, eu te pergunto: e aí ficou alguma dúvida?

 

Participe, deixe seus comentários, curta, compartilhe com seus melhores amigos.

Compartilhe este conteúdo com alguém que possa gostar

Deixe um comentário