Oak Energia – Energia Solar Fotovoltaica, Biodigestor e Energias Renováveis

Vendas de soluções sustentáveis personalizadas

Como fazer vendas e conquistar sua independência financeira

Geração distribuída no Brasil

Segundo a ANEEL, a geração distribuída (GD) no Brasil está em pleno crescimento desde 2012. Nesse ano foi criada pela ANEEL a Resolução Normativa número 482. Essa resolução contribuiu diretamente para o aumento de vendas de soluções sustentáveis. Para saber tudo sobre a GD (geração distribuída), bem como a Micro geração e minigeração clique aqui e lei na integra no site da ANEEL.
Nesse cenário mais sustentável, as vendas de soluções sustentáveis personalizadas estão aumentando e contribuindo positivamente. Atualmente só na GD, já temos 5GW de potência instalada em todo o Brasil. Só em Minas Gerais a Geração Distribuída (GD) já alcançou, agora em fevereiro de 2021, a marca de 1 GW de potência instalada. Ou seja, 20% da geração distribuída está aqui em solo Mineiro. Se você já produz sua própria energia, de forma sustentável, parabéns.

Vendas de Energias Renováveis

Além de produzir sua própria energia elétrica, o mercado de energias renováveis possui espaço para diversos profissionais que queiram atuar e surfar nessa grande onda do setor elétrico. Você sabe como atuar no mercado de energias renováveis e realizar boas vendas das principais tecnologias sustentáveis?

Leia esse post até o final e descubra as melhores dicas para você concretizar boas vendas nesse mercado de energias renováveis.

Vendas de tecnologias sustentáveis personalizadas para produção de energia elétrica

Atualmente, as principais tecnologias que contribuem com esse grande avanço e diversificação da matriz energética são:
Para atuar com boas vendas nesse setor energético é preciso conhecer e compreender o mercado, além de sempre se qualificar pessoalmente e profissionalmente. Atuar com vendas de tecnologias de produção de energia elétrica, de forma sustentável, também exige que você compreenda, tanto o mercado de energias, quanto as tecnologias disponíveis para produção de energia elétrica. E, claro, as legislações brasileiras desse setor energético, que cada dia nos proporciona um frio em nossas barrigas.

Vender é sinônimo de conhecer as necessidades dos seus clientes

Para conseguir fazer boas vendas dessas tecnologias (sistemas fotovoltaicos, MCH, biodigestores e turbinas eólicas) você precisa conhecer os reais interesses e as reais necessidades de cada um dos seus clientes. Conhecendo esses interesses e as necessidades dos seus clientes, será possível construir no mercado uma solução sustentável personalizada para cada um. Portanto, como encontrar esses clientes e fazer boas vendas? Confira esse post. Compartilhamos tudo que você merece saber para fazer boas vendas. Confira a etapa de prospecção a seguir.

Prospecção: a chave de obter sucesso com vendas

Gráfico de vendas de tecnologias sustentáveis personalizadas
Prospecção: a chave do sucesso com vendas
A etapa de prospecção de cliente é uma ótima oportunidade para você apresentar o quanto pode contribuir para melhorar a vida dos seus clientes. Então, ao invés de reclamar dessa etapa, o melhor a ser feito é realizar uma boa prospecção para concretizar ótimas vendas. Nesse cenário de concretização de boas vendas, você vai ficar cada vez mais conhecido.
E como diz o ditado: quem é visto é lembrado. Somado à isso, uma etapa de prospecção bem planejada já é metade da venda garantida. Apresentar as soluções sustentáveis que o marketplace da Oak Energia possui, para quem tem uma conta de luz salgada, já é um bom início para você concretizar boas vendas e conquistar sua independência financeira.
Nós aqui da Oak energia somos um marketplace de energias renováveis. Através da Plataforma da Oak Energia, é possível atender seus clientes e construir uma solução personalizada para cada um deles. Atualmente, possuímos mais de 200 empresas cadastradas no nosso marketplace de energias renováveis.
É através dessa rede de empresas qualificadas que você consegue atender qualquer pessoa que tem o interesse em sair da conta de luz.

Prospecção diária de novos clientes

Portanto, prospectar novos clientes é uma atividade diária que fazemos por aqui. Por isso vamos compartilhar com você, nossa experiência com a etapa de prospecção de pessoas e empresas que têm interesse em dar “tchau” para a conta de luz e começar a produzir a própria energia elétrica, claro, de forma sustentável. Vender é técnica, siga as dicas e os passos a passos desse post, realizará suas próprias vendas e conquistar sua liberdade financeira.

Construa sua estratégia de prospecção

Um bom começo de prospecção de novos clientes é você determinar uma região, na qual você deseja e consegue realizar um ótimo atendimento aos seus clientes. Essa região pode ser seu bairro, sua cidade, seu estado ou até mesmo todo o Brasil. Comece por uma região pequena e somente depois de ganhar experiência amplie seu raio de atuação. Além de determinar sua região de atendimento, verifique o perfil de cliente que você consegue atender.
Esse perfil dos possíveis clientes pode ser criado em função da demanda de energia mensal. Em outros termos, em função do consumo em kWh/mês das pessoas e das empresas. Isso é um bom começo, pois irá te dar um norte dos seus possíveis clientes. Após delimitar a região e o perfil de cliente que deseja atender, liste pelo menos 10 possíveis clientes para iniciar a prospecção.
Passa a mão aí em um papel e uma caneta. Anda logo! Até o final deste post você terá listado vários possíveis clientes e saberá como abordar um por um.

Detalhe: é grátis. É para você aprender!

Quer uma sugestão para começar sua estratégia?

Lembre-se que você mesmo já é cliente de outras pessoas e empresas. Podemos citar a padaria do seu bairro, o supermercado, o seu cabelereiro ou barbeiro e até o açougue que você tem costume de comprar suas carnes. Todos esses são seus conhecidos e pagam conta de luz. Portanto, comece listando aquelas pessoas ou empresas que possuem itens de aquecimento, resfriamento ou até congelamento que você já conhece. Essas pessoas conhecidas que possuem esses itens (aquecedores, geladeiras e ou freezers), são ótimos indicativos de elevado consumo de energia elétrica, consequentemente, ótimos clientes.
Veja alguns exemplos de possíveis clientes aí da sua cidade: os mercados como os supermercados, padrarias, açougues, distribuidoras, lanchonetes, produtores rurais que trabalham com leite e derivados, até escritórios e escolas que possuem ar-condicionado. Todos esses são bons consumidores de energia elétrica e podem ser seus clientes. Busque essas características aí na sua região e dentre os seus conhecidos (seus amigos, familiares e vizinhos) com certeza existirão alguns clientes para você começar com o pé direito.

Use boas ferramentas para fazer vendas

Atualmente, existem diversas ferramentas online que nos ajudam em todas as etapas da venda, inclusive durante a prospecção. Nesse cenário, você deve utilizar uma ferramenta para organizar todos os seus clientes e os respectivos status que cada um deles está dentro de cada etapa. Essa organização (essa gestão de clientes) tem que existir para você saber as metas, as ações e os planos em cada etapa.
As ferramentas podem ser desde uma simples planilha no Excel até os diversos softwares como o: Pipefy, Nectar CRM ou qualquer outro. Como falei, você pode utilizar qualquer uma dessas ferramentas, o objetivo é você acompanhar de perto cada um dos seus cliente em cada uma das etapa. Você tem que realizar uma boa gestão dos seus clientes. Isso é importantíssimo e você tem que fazer isso fielmente.

Como fazer vendas pelo google

Além dessa organização use as ferramentas da internet para prospectar novos clientes. Use o google e localize aí próximo de você no seu bairro e na sua cidade os possíveis pagadores de grandes conta de luz. Como já mencionado aqui nesse post, busque por aqueles que possuem equipamentos de aquecimento ou de resfriamento. Use as redes sociais como o facebook, instagran e o LinkedIn, a seu favor. Ao invés de perder tempo nas redes sociais, faça uma boa busca semanal, focada em encontrar novos possíveis clientes que pagam uma conta de luz considerável. Explore o google, pois todas as melhores empresas estão por lá. O google tem que ser seu melhor sócio. Assim você ganhará dinheiro.
Nessa etapa de prospecção de clientes você deve frequentar convenções, feiras, encontros de empreendedores, associações de moradores e comerciais. Esses encontros sempre foram realizados de forma presencial, mas atualmente também vale a pena participar dos inúmeros eventos online. Mais uma vez, aquele velho ditado: quem é visto é lembrado.

Estude seus possíveis clientes

Após listar alguns possíveis clientes aí da sua região e com o perfil que tem interesse em atender, estude um a um para saber o máximo de informações sobre eles e sobre seus respectivos negócios. Essa etapa é extremamente ativa e depende de você conseguir entrar em contato com eles e iniciar um bate papo, direcionado, com o tomador de decisão. Demonstre a ele os melhores argumentos para marcar uma reunião e você apresentar como ele pode sair da conta de luz. Quer ver um bom exemplo? 

Exemplo: primeiro contato por ligação

Vamos supor que você vá ligar pela primeira vez para um mercado e já sabe pelos seus estudos prévios, que o proprietário é o Sr. Antônio Nunes. Você pode ligar para o celular dele (se já possuir o número pessoal) ou pode ligar lá no negócio dele para falar com ele.
Caro Sr. Antônio Nunes, bom dia, gostaria de falar 5 minutos com o Senhor, pode ser agora ou o Senhor prefere outro horário?
Veja bem, observe que não tem a opção do Sr. Antônio Nunes dizer que não pode falar comigo. É uma tentativa de despertar o interesse nele de falar com comigo. Ele pode falar:
“Não, não posso atender agora, mas então me ligue amanhã após as 14h.”
Perfeito Sr. Antônio Nunes, combinado. Obrigado e até amanhã as 14h.
Quando chegar amanhã exatamente às 14h. você liga. Nessa ligação apresente a ele o problema que já existe (conta de luz mensal). Demonstre a ele que várias pessoas e empresas (algumas até do setor dele) já estão produzindo a própria energia elétrica, de forma sustentável, e assim estão saindo da conta de luz. Ele pode substituir todas as suas contas de luz que ele e a empresa dele possui, por um excelente investimento e começar a produzir sua própria energia elétrica.

Observação do primeiro contato por telefone

Deixe claro que não é nenhum tipo de dívida nova. O objetivo é substituir o valor que ele paga todo mês, na conta de luz, pela compra de uma solução sustentável personalizada, para produzir sua própria energia elétrica. Nesse momento você está despertando o desejo no seu cliente. Isso é importante ser bem-feito, não se esqueça disso. Continuando a ligação com o Sr. Antônio Nunes, nosso exemplo de hoje:

Exemplo: segundo contato por ligação

“Sr. Antônio Nunes: Boa tarde. É o Diego da Oak Energia, tudo bem? Conforme combinamos estou te ligando, pois nós da Oak Energia atuamos no mercado contribuíndo com nossos clientes com a eliminação de até 100% da conta de luz, fazemos isso tanto com pessoas quanto com empresas que tem interesse em produzir a própria energia elétrica, claro de forma sustentável. Destaco que além de produzir sua própria energia elétrica, economizar na conta de luz, poderá criar um marketing verde e atrair novos clientes. Tudo isso com retornos de até 4% ao mês? Estarei aí no seu município na próxima quinta feira pelo inicio da manhã, você consegue destinar 20 minutos na sua agenda nesse dia, no seu melhor horário para lhe mostrar na ponta do lápis todas essas economias e benefícios que podemos alcançar juntos, com a produção da sua própria energia elétrica?”
O que acha desse argumento para marcar uma reunião? Acredito que o Sr. Antônio Nunes irá dar uma abertura.

Construir uma boa apresentação

Construa uma página online, como por exemplo, uma landing page ou um site. Além disso, prepare uma boa apresentação, objetiva e direta, para você encaminhar para todos seus possíveis clientes. Nesse momento o objetivo é claro: demonstrar que ele pode substituir as contas de luz por um ótimo investimento e começar a produzir a própria energia elétrica. Demonstre exemplos já realizados na prática.  Demonstre pessoas e empresas que já saíram da conta de luz com a produção da própria energia elétrica. Se você for enviar alguma material (algum pdf, por exemplo), personalize esse material antes de enviar para cada um que você está prospectando. Esses detalhes são valorizados em uma negociação.

Valorize boas indicações

Indicações valem mais que barras de ouro. Se você já atendeu algum cliente, peça indicações. Diga a ele que você tem o interesse em fazer o mesmo que fez com ele, com os familiares, amigos e parceiros dele. Ou seja, retirá-los também da conta de luz. Essas indicações possuem maiores chances de concretizar bons negócios. Por isso lembre-se de pedir as indicações e faça um bom trabalho para conseguir concretizar boas vendas. Através dessas indicações suas vendas irão aumentar constantemente. Isso vale ouro. Mas se você não tem nenhum cliente, não se preocupe, basta começar agora. Peça indicações a seus familiares, amigos, professores, vizinhos, comerciantes do seu bairro que você é cliente e que você frequenta. Com certeza essas pessoas próximas, irão te indicar bons possíveis clientes, já que suas intenções são as melhores: retirá-los da conta de luz.

Liste as indicações e entre em contato

Liste alguns, estude-os e entre em contato para conseguir uma reunião e avançar. Para concretizar boas vendas sempre, temos que conhecer, planejar e realizar muito bem a etapa de prospecção de clientes. Uma prospecção bem realizada irá lhe permitir atender, constantemente, novos clientes. Lembre-se sempre: realizar uma ótima prospecção permitirá os melhores resultados com as vendas. Mas a etapa de prospecção não é só ficar sentado na frente do computadorzinho, ok? Depois de listar alguns possíveis clientes, estude-os e faça bons contatos através de ligações, e-mails e até pelo WhatsApp.

Busque por reuniões de vendas online e presenciais

Avance para um reunião online ou presencial para conseguir progredir e retirar seu cliente da conta de luz. Nunca se esqueça: prospectar novos clientes para vender tecnologias sustentáveis é sinônimo de procurar pessoas que queiram substituir os gastos da conta de luz, com a produção da própria energia elétrica de forma sustentável e assim realizar novos sonhos. Todas essas dicas de prospecção são focadas para você conseguir demonstrar que consegue ajudar seu cliente a sair da conta de luz, com os melhores investimentos e os melhores retornos do mercado.
Espero que tenha compreendido mais essas dicas de prospecção de clientes para concretizar boas vendas de tecnologias sustentáveis. Coloque essas dicas e ações em prática e você também conquistará seus próprios clientes.

Ficou alguma dúvida? Participe, deixe seus comentários e claro, compartilhe com seus melhores amigos.

Passo a passo para conquistar boas vendas de energias renováveis

Para alcançar os melhores resultados no setor de energias renováveis e conquistar bons resultados, ou seja, concretizar boas vendas, comece com um bom planejamento. Resuma no seu planejamento as principais etapas e os principais itens que você deverá conquistar. Faça literalmente um passo a passo e em cada etapa destaque sua principal ação. Dentro de um bom planejamento, toda etapa deve possuir ações. Junte todas as etapas com um bom plano de execução. Entre em contato com seus possíveis clientes e veja qual meio de comunicação é melhor para cada um deles, pode ser pelo WhatsApp, por uma ligação, e‑mails ou através de uma reunião (online ou presencial).

Características de um bom vendedor

Além desse planejamento bem detalhado, também valorize as boas características de um vendedor. Atenda todos seus clientes com entusiasmo, com brilhos nos olhos e com uma impecável apresentação pessoal. Estude previamente seus clientes, veja seus interesses pessoais, profissionais e faça boas perguntas. Demonstre as reais vantagens e os benefícios de produzir sua própria energia elétrica de forma sustentável. Escute-o atentamente e continue fazendo boas perguntas para compreender seus reais interesses. A combinação de boas perguntas irá lhe permitir ouvir os principais interesses de cada um dos seus clientes e assim você poderá atendê-lo da melhor maneira possível.

Correlacione as necessidades com as soluções tecnológicas

Após compreender o que seu cliente deseja, veja quais são as possíveis tecnologias existentes no mercado que podem ser aplicadas em cada caso. Existem várias tecnologias como: os sistemas fotovoltaicos, os biodigestores, as turbinas eólicas e as micro centrais hidrelétricas.
Todas essas tecnologias já são consolidadas no mercado e possuem diferentes capacidade de produção de energia. Existem inúmeros modelos, diversas marcas, várias opções de preço e você deve buscar a solução personalizada para atender os reais interesses de cada um dos seus clientes. Sabemos que algumas pessoas possuem interesse em marcas, outras em maiores garantias e outras preferem o melhor custo-benefício do mercado. Somente com o entendimento dos interesses do seu cliente, você conseguirá trazer a melhor solução do mercado e concretizar cada vez mais vendas.

Seja persistente, mas não seja inconveniente

Não abandone seu cliente no meio do processo de vendas, mas também não o bombardeie de informações desnecessárias. Mantenha-o sempre muito bem-informado, com boas notícias, reportagens e vídeos, nos quais demonstram as vantagens e os benefícios que ele irá alcançar com a solução.
Você perceberá que seu planejamento está bem construído, quando seus clientes chegarem no momento da aquisição, já sabendo 100% da tecnologia que você está apresentando e concordam com seu planejamento. Retire todas as dúvidas que existirem sobre a tecnologia de produção de energia elétrica e apresente todas as adequações que deverão ser realizadas no local de instalação. Apresente esse conhecimento a eles e somente após todas essas observações, você estará no momento de avançar para a etapa de venda.

Dia da apresentação da solução

Construa uma apresentação personalizada para cada um de seus clientes, faça uma abordagem direta, clara e objetiva. Demonstre apenas os principais investimentos, as principais vantagens e os principais retornos que sua solução possui. Lembrando que no momento da apresentação da sua proposta, seu cliente já deve ter total conhecimento de todo o valor que a sua solução possui para ele.

Faça uma boa negociação de vendas

For fim, para ganhar o compromisso do seu cliente, ou seja, o cliente assinar o contrato e iniciar a etapa de instalação, lembre-se sempre: se o cliente perceber que a negociação não é boa para ele, tudo estará perdido. O sucesso da negociação está ligado aos benefícios que devem ser vistos e claros por ambas as partes. Se você compreendeu a necessidade de seu cliente, apresentou todas as vantagens e benefícios, e realmente está com a melhor solução personalizada para transformar, positivamente, a vida dele. Concentre-se, pois agora é aguardar um retorno positivo de seu cliente para concretizar a venda e iniciar longos anos de parceria.
Somado a tudo isso, comunicar bem, ser criativo e autoconfiante durante todo o processo de vendas, também só trará bons resultados. Qualifique-se, vista a camisa das fontes renováveis, atue nesse mercado de energia elétrica e conquiste sua independência financeira.
Espero que você tenha compreendido ainda mais sobre o caminho das vendas de tecnologias sustentáveis para produção de energia elétrica. Para você que leu até aqui, eu te pergunto: e aí ficou alguma dúvida? Participe, deixe seus comentários, curta, compartilhe com seus melhores amigos.

Recorrência com vendas no setor de energias renováveis

Vamos falar um pouco sobre quais são as principais recorrências que existem no mercado de energias renováveis, que você pode aproveitar para ampliar sua renda e até conquistar sua independência financeira. Claro que antes de mais nada, se você quiser ver conteúdos em vídeos sobre vendas, clique aqui, se inscreva lá no canal da Oak Energia no Youtube e fique por dentro de todas as novidade sobre o glorioso mercado de energias renováveis.
O mercado de energias renováveis em todo mundo é bem amplo e está em pleno crescimento. O mercado brasileiro não fica de fora desse crescimento e tem espaço para profissionais que tenham interesse em trabalhar com vendas das diversas tecnologias sustentáveis personalizadas e viáveis financeiramente, como:
Essa grande variabilidade de tecnologias permite atendermos um amplo leque de clientes. Nesse viés, podemos atender pessoas e empresas que queiram aproveitar o sol, os pequenos cursos d’água, os resíduos orgânicos e até as forças dos ventos.

Maneiras de você atuar no mercado de energias renováveis

Com toda essa diversidade de tecnologias e de possibilidades de negócios, é possível você aproveitar e atuar nesse mercado com boas vendas de soluções sustentáveis. Veja as principais maneiras existentes de você atuar nesse mercado:

Trabalhar com vendas é o melhor caminho para começar a ganhar dinheiro

Vale destacar que para quem está começando agora, ou para quem realmente tem interesse em conquistar uma renda extra e até uma independência financeira, trabalhar com vendas dessas tecnologias é uma ótima opção que irá lhe permitir fazer tudo isso. Quando digo que é a melhor opção do mercado é porque, atuando com vendas, você consegue atender todos seus clientes, aí da sua própria casa, sem a necessidade de possuir estoque, sem ter que gastar com uma grande franquia e, mesmo assim você consegue conquistar sua independência financeira.
Claro, basta atender todos seus clientes pela plataforma de energias renováveis da Oak Energia. Além das vendas dessas tecnologias sustentáveis personalizadas, existem outras formas que também podem te proporcionar boas recorrências financeiras. Veja a seguir as principais recorrências do mercado de energias renováveis.

Recorrência de vendas

A principal recorrência que existe no mercado de energias renováveis é através de vendas de soluções sustentáveis personalizadas. A prospecção de novos clientes é a melhor saída para manter uma recorrência com boas vendas. Fazer seu planejamento de prospecção e suas prospecções ao longo de todo o mês é fundamental. Mas não se esqueça das indicações, elas também valem ouro. A vantagem de trabalhar com as principais soluções tecnologias é que seu leque de clientes é imenso. Consequentemente, a probabilidade de fazer bons negócios também é elevada. Portanto, a partir do momento que decidiu atuar nesse mercado, construa e execute seu plano de prospecção de novos clientes.

Veja a seguir outras recorrências do mercado de energias renováveis que você pode colocar em prática e conquistar seu espaço.

Monitoramento da produção de energia

Todas as pessoas que já instalaram uma solução personalizada e quer manter a máxima produção possível, deve monitorar a produção de energia elétrica. Esse monitoramento é importantíssimo tanto para seus clientes quanto para você que vendeu a tecnologia. Assim dizendo, uma boa recorrência nesse setor é monitorar a produção de energia de cada um dos seus cliente. Se você não conseguir monitorar rigorosamente a produção de energia dos seus clientes, recomende a ele contratar um PAE: Plano de Acompanhamento Energético. Esse monitoramento também é uma boa recorrência.
Tem interesse em conhecer mais sobre o PAE (Plano de Acompanhamento Energético)? Com o PAE, você produz a energia e nós monitoramos. Todo mês você receberá um relatório com um acompanhamento de produção diário (kWh/dia) dos últimos 30 dias (kWh/mês).

Ampliação do sistema

Nossa experiência no mercado nos demonstra que à medida que os clientes começam a produzir sua própria energia elétrica, tem interesse em produzir ainda mais energia. É normal isso, pois culturalmente não estamos acostumados a produzir nossa própria energia elétrica. Então assim que começa a produção de energia, todos os clientes pensam em realizar novos sonhos, como: adquirir ar-condicionado, novos freezers, novos investimentos pessoais como comprar uma bike elétrica e até comprar um carro elétrico.
Todos esses confortos, podem ser adquiridos pelos nossos clientes que já produzem sua própria energia elétrica, sem pesar na conta de luz no final do mês. Nesse sentido, ampliar o sistema de produção de energia é uma ótima recorrência. Dê uma boa orientação a todos os seus clientes e diga a eles que você está à disposição deles. Quando tiverem interesses em ampliar a produção de energia para atender a nova demanda de energia eles podem ficar a vontade para te procurar. Ampliar os sistemas fotovoltaicos é uma recorrência que irá lhe trazer bons retornos financeiros.

Manutenção de soluções sustentáveis

Após instalação de uma solução tecnológica para produção de energia elétrica, além de um correto monitoramento, seu cliente ficará ainda mais satisfeito se você oferecer as devidas manutenções. Cada tecnologia exige uma manutenção. Por exemplo, todo seus clientes que instalaram um sistema fotovoltaico, precisam realizar uma limpeza dos módulos fotovoltaicos constantemente. Essa limpeza programada (que pode ser mensal, bimestral, semestral ou até anual) proporcionará os melhores resultados possíveis em termos de produção de energia elétrica.
E uma coisa lhe garanto: proporcionar um rigoroso cronograma de limpeza irá trazer as maiores produções de energia, deixando todos seus clientes, completamente, satisfeitos. Se você não conseguir realizar as devidas manutenções, indique uma empresa especializada, mas não abandone seus clientes.

Novos negócios

Para todo bom negócio feito entre duas pessoas, existem vários outros ótimos negócios que também podem ser realizados. Mesmo que essa frase não tenha nenhum dono conhecido, ela diz muito. Todos os seus clientes sempre serão os seus melhores novos clientes. Aproveite que você já conquistou a confiança deles e ofereça novos produtos, lançamentos e promoções. Afinal, quem não curte uma boa promoção. Mantenha boas relações com seus clientes e demonstre a eles o interesse de fazer novos e bons negócios. Detalhe, não se esqueça de dar bons brindes. Quem que não gosta de ganhar bons brindes que atire a primeira pedra.

Boas indicações

Gosto muito das indicações. São momentos sinceros que só ocorrem quando realizamos bons trabalhos. Ao realizar um trabalho, realize-o com responsabilidade para fazer o melhor. Além de ver seus clientes satisfeitos com a produção da própria energia elétrica, peça a eles boas indicações. Diga a eles que você deseja fazer o mesmo que fez com ele! Ou seja: substituir as conta de luz pelos melhores investimentos do mercado. As indicações são ótimas moedas para fazer boas negociações.
Que tal dar bons brindes ao seus clientes para cada boa indicação que ele fizerem. Acredito que isso também irá agradar seus clientes ainda mais e contribuir positivamente com suas vendas. Se para cada venda que fizer, você conseguir uma boa indicação, ao final do mês suas possibilidades de concretizar boas vendas dobrarão. Assim sua engrenagem de boas vendas e bons negócios não irá parar e você irá conquistar sua independência financeira ao mesmo tempo que deixará seus clientes satisfeitos.

Técnicas de vendas

Você sabe como fazer vendas? De qual produto ou serviço? Sabe como se comportar para conquistar boas vendas? Todas as atividades no mercado, basicamente, são constituídas de compra e venda de alguma coisa: produto, ou serviço ou até sua hora. A primeira dica é: presta tenção, o  processo de vendas é constituído mais de não do que de sim. Então ter uma boa recorrência e utilizar algumas dicas e técnicas é essencial para concretizar boas vendas. Se você tem interesse em compreender ainda mais sobre como atuar no mercado de energias renováveis e atender os seus clientes aí da sua região, sem estoque, sem franquia, fazendo seu próprio horário de trabalho, confira esse post até o final.
Você já sabe que a Oak Energia é uma plataforma de energias renováveis?! Através do marketplace de energias renováveis da Oak Energia você pode atuar no mercado de energia com vendas de soluções tecnológicas, atender seus clientes e conquistar sua independência financeira. Para você utilizar nossa plataforma e atender os seus clientes, você não precisa ser um ou uma especialista na área da engenharia. Você obterá os melhores resultados com vendas de tecnologias sustentáveis como:

Vender é técnica e treinamento

Você tem que fazer todo o processo de venda de forma, planejada.  Veja bem, se você conhecer os interesses e as necessidades dos seus clientes, já consegue concretizar boas vendas através da plataforma da Oak Energia. E se você tem ainda alguma dúvida sobre como atuar no mercado de energia através do marketplace da Oak Energia, assista esse vídeo aqui, que esclarecemos as principais questões e dúvidas que recebemos de vocês.
Hoje vamos te apresentar um bom planejamento, que você pode e deve utilizar para realizar suas próprias vendas nessa área de energias renováveis. Não existe um método milagroso tá? O que vou te apresentar aqui hoje é um conjunto de boas práticas e ações que visam compreender os reais interesses e as reais necessidades de cada um de seus clientes. Dessa forma, leia esse post e coloque em prática as teorias e as dicas. Só depende de você para realizar boas vendas. Venda é técnica e treinamento.

Técnicas de vendas: apresentação pessoal

Um bom começo é você realizar uma brevemente apresentação pessoal, visando demonstrar quem você é, qual empresa você trabalha. E o principal, apresente o porquê você está querendo conversar com seu cliente pessoalmente ou até mesmo online. Se estamos falando de vendas de energias renováveis, o porquê você quer conversar com seu possível cliente é demonstrar que ele pode substituir todas as contas de luz por um investimento com ótimos retornos financeiros e pessoais. A conta de luz é uma dor fixa mensal que toda pessoa e toda empresa têm que pagar para sobreviver. Demonstrar que o propósito da conversa é esse e que você pode contribuir, significativamente, nessa transformação (substituir as contas de luz pela produção própria de energia), com certeza será um ótimo caminho.
Faça boas perguntas sobre ele, sobre seu cliente. Direcione a conversa para que seu próprio cliente compreenda a necessidade de sair da conta de luz, produzindo sua própria energia elétrica. Comece falando sobre o maior problema dele: o pagamento da conta de luz. Descubra qual é a demanda de energia mensal do seu cliente, em outras palavras, quantos kwh por mês seu cliente consome. Para isso, concentre suas perguntas para compreender qual é ou quais são as contas de luz que seu cliente paga todo mês. Ter acesso à essas contas é extremamente importante e demonstra que você já conquistou uma confiança do seu cliente.

Soluções sustentáveis personalizadas

Quando você tiver noção da demanda de energia do seu cliente, avance no bate papo e mostre a ele que já existe no mercado, diversas tecnologias que permitem que ele produza toda a demanda de energia dele. Ou seja, apresente bons exemplos já concretizado na região de cada um de seus clientes, através de números, fotos e vídeos. Mostre esses exemplos e demonstre que seu cliente também pode substituir todos os gastos fixos que ele possui com a conta de luz, por uma solução personalizada e produzir sua própria energia elétrica. Lembrando que você pode oferecer para todos os seus clientes as seguintes soluções tecnológicas:
Todas essas tecnologias são encontradas no marketplace de energias renováveis da Oak Energia. E como já sabe, basta você conhecer os reais interesses e as necessidades dos seus clientes, colocar essas informações no marketplace da Oak Energia e mais de 200 empresas qualificadas irão avaliar a demanda de cada um dos seus clientes. Portanto, continuando nosso processo de vendas, após você fazer boas perguntas para conhecer a demanda dos seus clientes e ter apresentado as principais tecnologias existentes para produzir energia elétrica, que já são aplicadas no mercado, é hora de demonstrar para ele que você pode ajudá-lo nessa transformação.

Marketplace de energias renováveis da Oak Energia: compra e venda de soluções sustentáveis personalizadas

Diga ao seu cliente que você atua no marketplace de energias renováveis e que serão mais de 200 engenheiros qualificados que irão avaliar e construir a melhor solução personalizada para ele sair da conta de luz. Apresente a ele o marketplace, as inúmeras vantagens e os benefícios que ele conquistará, ao adquirir a solução personalizada dele através do marketplace.
Detalhe: seu cliente não irá pagar absolutamente nada por isso. Lembre-se de deixar isso claro: comprar através do marketplace da Oak Energia, seu cliente consegue ter uma avaliação de mais de 200 empresas qualificadas, da real necessidade dele. No final, seu cliente escolhe exatamente o que deseja comprar: as marcas, modelos, garantias e qual empresa ele deseja contratar para fazer a instalação.

Vantagens e benefícios de fazer vendas pelo marketplace da Oak Energia

Exatamente tudo conforme ele deseja. Até a forma de pagamento ele tem diversas opções e pode escolher a que melhor lhe atender, a vista, a prazo, no cartão de crédito ou através de algum financiamento. Para entrar na parte econômica da venda (apresentação dos custos), ou seja, seu cliente efetuar realmente a compra da solução personalizada, você deverá fazer uma ótima apresentação da melhor solução disponível no mercado para ele. Lembre-se: para falar de preços e apresentar o contrato, seu cliente já deve estar 100% ciente de todas as vantagens e dos benefícios que essa solução irá proporcionar a ele. E o principal, qual problema você e a solução sustentável personalizada irão resolver para ele.
Melhor dizendo, seu cliente deve estar ciente dos valores que conquistará ao começar a produzir a própria energia elétrica. Somente após apresentar todos esses valores você deve conduzir as reuniões para apresentar os preços. Faça uma boa apresentação e demonstre com brilho nos olhos o que ainda não destacou até nesse momento: o custo-benefício da solução e o contrato com os prazos e responsabilidades.
Pronto, após apresentar todos os valores e os detalhes do contrato que seu cliente irá conquistar, é hora de negociar para fechar o negócio. Seu cliente irá fechar com você somente se a negociação tiver sido clara, transparente e ter ficado claro para ele, que a solução que você apresentou é a melhor solução personalizada do mercado para solucionar o grande problema dele: que é o pagamento da conta de luz.

Peça indicações aos seus clientes

Se você tiver seguido esse caminho, conseguirá concretizar boas vendas e muito mais que isso, irá conquistar ótimos clientes. E a venda não termina por aí. Com a instalação da solução e seu cliente satisfeito, é hora de pedir a ele uma indicação para seus melhores amigos e familiares. Diga a ele que você tem o interesse de contribuir da mesma forma que fez com ele ou com a empresa dele, com outros amigos e familiares dele.
Essas indicações valem ouro e você não pode perder essas oportunidades. Isso irá lhe ajudar com novas vendas e assim conquistar sua independência financeira. Veja bem, essas são mais algumas dicas de vendas de tecnologias sustentáveis para produção de energia elétrica. Espero que você tenha compreendido ainda mais como atuar nesse setor energético e conquistar sua liberdade financeira.

Modelo de vendas: SPIN Selling

De forma geral, os tradicionais modelos, os métodos e as técnicas de vendas que a maioria de nós foi treinada a usar, funcionam melhor para vendas simples. Entenda venda simples como uma venda que possui um ciclo curto. Ou seja, uma venda que pode ser realizada com um único contato e que envolve um menor valor em dinheiro. Como nosso foco é realizar boas vendas de soluções sustentáveis personalizadas, sabemos que precisamos compreender as reais necessidades e os reais interesses dos nossos clientes, para conseguirmos fazer bons negócios. Nesse sentido, o modelo de vendas SPIN Selling pode ser utilizado e aplicado para criar bons relacionamentos com os seus clientes através de boas perguntas.

De forma geral, a visita de vendas da mais simples a mais complexa passa por quatro etapas:

Investigação durante uma venda

Evidente que a importância de cada etapa vai variar de acordo com cada caso. Se você está alinhado com o propósito desse blog, que é fazer boas vendas de soluções sustentáveis personalizadas, você já sabe da grande importância da etapa de investigação durante uma venda. Nessa etapa de investigação é onde concentramos nossos esforços para conseguirmos compreender os reais interesses e as reais necessidades de cada um dos nossos clientes. Lá no canal da Oak Energia no Youtube você encontra vários vídeos sobre essa etapa para conseguir compreender os interesses e as necessidades dos seus clientes, e claro, fazer boas vendas. Até porque esse é nosso propósito.

Livro e conceito Spin Selling

Esse modelo de venda denominado Spin Selling tem a origem na sequência de perguntas que o autor (Neil Rackham) concluiu, em sua vasta pesquisa realizada em 23 países, ao longo de 12 anos, acompanhando 35 mil visitas de vendas. Com uma pesquisa científica desse nível, os resultados encontrados, com certeza, demonstram que esse método de venda SPIN Selling é um ótimo caminho para concretizar boas vendas. Como já mencionado, o objetivo desse método é construir um relacionamento de alto valor com seus clientes. E para conseguirmos fazer isso na prática, o autor Neil Rackham agrupa essas principais perguntas em 4 grupos. Veja a seguir os grupos de perguntas que dão origem ao método SPIN Selling.
E por isso, o estilo de vendas denominado SPIN Selling (ou seja, fazer boas vendas através de um bom relacionamento com o cliente construído por essa sequência e combinação de perguntas) tem sido aplicado e recomendado para fazer bons negócios. Vamos ver um pouco mais sobre esses grupos de perguntas que juntos dão origem ao acrônimo SPIN.

Perguntas de Situação (S)

As perguntas de situação são realizadas logo no início do ciclo de venda. São partes essenciais da maioria das visitas de venda e reúnem informações e dados históricos sobre a situação do cliente naquele momento. Essas perguntas são boas para você, mas seu cliente pode se aborrecer se você ocupar o tempo dele para saber sobre ele e o negócio dele. A recomendação não é abusar dessas perguntas. Estude seus clientes antes e faça somente as perguntas necessárias.

Perguntas de Problema (P)

Nesse grupo de pergunta, o objetivo é compreender e investigar o problema, a insatisfação e dificuldade existente do cliente. Seu cliente sabe que o primeiro passo para resolver um problema é compreender realmente o problema. Então faça boas perguntas para compreender a situação do problema de cada um dos seus clientes, para fornecer algo potencialmente útil a ele. Essas perguntas de problemas fornecem a matéria prima a partir da qual o restante da venda será construído.

Perguntas de Implicação (I)

É aqui que você deve priorizar o tempo do seu cliente. As perguntas de implicação visam abordar o problema que o cliente possui e conquistar uma ação do cliente. As pesquisas de Neil demonstram que as perguntas de Implicação visam construir a percepção de valor do cliente. Essas perguntas são realizadas de modo que os problemas sejam percebidos com a devida atenção pelo tomador de decisão. Com isso é possível avançar com as pergunta para destacar o valor e a utilidade da solução que você possui em mãos. Antes de avançar Neil Rackham menciona o seguinte sobre as perguntas de implicação: “Implicações é a linguagem de quem toma decisões e se alguém conseguir usar a linguagem deles, os influenciará melhor” É meu amigo, minha amiga, quer vender bem? Aprenda a fazer boas perguntas de implicação.

Perguntas de Necessidade de Solução (N)

Basicamente, elas questionam o valor ou a utilidade de se resolver um problema. Essas perguntas focam a atenção do cliente na solução e não no problema. Ou seja, a utilização de boas perguntas de necessidade cria uma atmosfera positiva de solução de problema e fazem os clientes lhe dizer os benefícios que têm interesse. Os principais exemplos de perguntas de necessidade de solução na área de energias renováveis podem ser: É importante cortar os gastos com a energia elétrica? Acha interessante produzir a própria energia e atrair novos clientes com novas políticas sustentáveis?
O objetivo é focar a atenção do cliente em soluções. O mais importante é o cliente te dar benefícios, dizendo coisas como: Realmente produzir minha própria energia elétrica irá me ajudar a reduzir meus gastos, quero isso. As perguntas de Necessidade de Solução tornam as vendas positivas, construtivas, prestativas e quebram objeções. Vale destacar que esse modelo de venda é aplicado nos casos de venda de produtos e serviços de elevado valor agregado. A sequência e a combinação dessas perguntas do modelo SPIN Selling permitem um vendedor conquistar o que o autor chama de “avanços”. Os avanços em uma negociação assumem diversas formas, mas invariavelmente, envolvem uma ação que leva a venda adiante.

Exemplos de avanços durante as vendas

Veja alguns exemplos de avanços em uma negociação no mercado de energias renováveis:
Se a venda continuar, mas nenhuma ação específica for acordada pelo cliente para seguir em frente, podemos considerar que não houve um avanço, mas sim uma simples continuação; o que será ruim para suas negociações. Veja os seguintes exemplos:
Deparar com esse tipo de retorno do seu cliente é um mau sinal para suas negociações, pois o cliente não concordou com nenhuma ação específica. Ou seja, não há sinal de progresso na venda e, portanto, corra das continuações. Faça um bom planejamento e estabeleça objetivos claros de visita, ao invés de fechamento. Você irá conquistar o compromisso do seu cliente somente se ele perceber claramente a necessidade da solução tecnológica personalizada que você está oferecendo. Então mais uma vez, invista na investigação das necessidades dos seus clientes. Faça boas perguntas utilizando o modelo SPIN Selling para investigar a necessidade dos seus clientes e para que seus clientes compreendam a necessidade de concretizar um bom negócio com você.

O que é venda grande

Como estamos tratando de venda grande, venda de soluções sustentáveis personalizadas, antes de avançar, resuma todas as vantagens e os benefícios. Esse resumo será uma maneira útil de trazer pontos importantes antes da decisão final. Por fim, o autor Neil Rackham orienta sempre a sugerir o próximo passo ao cliente para caminhar para a compra, mas sem técnicas de fechamento. Faça boas perguntas para que seu cliente perceba que o problema ou a necessidade dele é maior que o custo de resolvê-lo.
Veja bem, essa relação entre o entendimento da gravidade do problema e o custo da solução é denominada de equação de valor. Esse estudo é tão fantástico que o autor Neil retrata ainda mais a importância do entendimento das necessidades dos clientes.
Nesse ponto somos orientados a compreender a diferença das necessidades implícitas e explícitas. As necessidades implícitas podem ser entendidas como os problemas existentes no cliente. Já as necessidades explícitas podem ser entendidas como as vontades e desejos que cada cliente possui.

Conquiste a confiança e o compromisso dos seus clientes

Quando seu cliente começar a tomar ação será um bom sinal de compra da sua solução personalizada. Essa é a melhor maneira de medir o sucesso de suas visitas. Ou seja, não são as falas do seu cliente que devem te nortear. São as ações dos seus clientes que visam avançar com as negociações para conquistar a produção própria de energia que você deve utilizar como norte. Então releia esse post quantas vezes forem necessárias e venha atuar no mercado de energias renováveis realizando boas vendas de soluções sustentáveis personalizadas.
E aí, ficou alguma dúvida sobre o modelo de venda SPIN Selling? Deixe seus comentários e compartilhe com seus melhores amigos. Sua participação é extremamente importante.
Quer assistir nosso vídeo sobre esse método SPIN Selling lá no Youtube? Clique aqui e aprenda mais!

10 melhores motivos para você atuar com vendas no mercado de energias renováveis

O mercado de energias renováveis em todo mundo, cresce a todo vapor nesses últimos anos. Por aqui no nosso Brasilzão, esse mercado também está voando alto. Através de boas oportunidades, bons negócios, boas vendas e boas amizades você também pode aproveitar esse momento e conquistar sua independência financeira. Se você até hoje não conseguiu enxergar os melhores motivos para aproveitar esse crescimento do mercado de energias renováveis no Brasil e conquistar seu espaço, veja esse vídeo para conhecer 10 principais motivos para você entrar de vez no mercado de energias renováveis, claro, através da plataforma da Oak Energia.
Não faltam motivos para atuar nesse mercado de energias renováveis. Nesse post listamos e apresentamos os 10 principais motivos. Existem vários outros bons motivos. Mas acredito que com esses motivos que reunimos aqui, você irá começar a destinar um tempo do seu dia a dia para trabalhar com energias renováveis e mudar de vez sua vida. E claro, a forma que você atua no mercado. Confira a seguir os 10 melhores motivos para você atuar no mercado de energias renováveis através do marketplace da Oak Energia e conquistar sua independência financeira.

1) Seu trabalho transforma a vida dos seus clientes positivamente

Melhor do que simplesmente atuar no mercado de energia elétrica é atuar e proporcionar bons resultados para nossos clientes. Então trabalhar com energias renováveis não poderia ser melhor, uma vez que é possível transformar a vida de cada uma de nossos clientes ao substituir a conta de luz pelos melhores investimentos. Pelo fato de nossos clientes começarem a produzir a própria energia elétrica, conseguimos torná-lo cada vez mais sustentáveis e assim, transformamos a vida de cada um.

2) Possibilidade de realizar grandes vendas

Quando você começa a trabalhar com energias renováveis você pode atender todos os tipos de clientes existentes no mercado. Desde pessoas e empresas que estão na micro geração de energia e possuem um baixo consumo de energia elétrica mensal, passando pelos clientes da mini geração até o mercado livre de energia. Ou seja, trabalhar com as energias renováveis lhe permite começar com vendas de sistemas pequenos e com a experiência que for adquirindo, você consegue concretizar grandes vendas, causando grandes impactos positivos na sua sociedade. 

3) Contribuição para a diversificação da matriz elétrica

Além desses benefícios apresentados, vale destacar que trabalhar com as energias renováveis permite uma maior diversificação da matriz elétrica brasileira. Isso é ótimo para cada cliente, pois é possível substitui as contas de luz por bons investimentos e, também é ótimo para nosso país. A diversificação da matriz elétrica colabora para termos uma maior estabilidade energética, controlando os preços da energia e evitando os apagões repentinos. 

4) Atuar com distintas fontes renováveis

Você consegue atender aqueles clientes que possuem uma área exposta ao sol, aqueles que geram algum tipo de resíduos orgânicos e tem interesse em agregar valor a esses resíduos, aqueles que estão localizados em locais que possuem ventos e aqueles que possuem algum tipo de curso hídrico em suas propriedades. Além de ser extremamente gratificante, lhe permite atender uma maior diversidade de clientes, permitindo melhores negócios.

5) Diversidade de tecnologias modernas e sustentáveis

Trabalhar com energias renováveis nos permite o contato com diferentes energias renováveis, também nos permite conviver com distintas tecnologias modernas e sustentáveis. Dentre tantas tecnologias existentes, podemos destacar: os sistemas fotovoltaicos, os biodigestores, as micro centrais hidroelétricas e as turbinas eólicas. Se você atuar nesse mercado de energias renováveis através do marketplace da Oak Energia, irá ter acesso a todas essas tecnologias. E o que é melhor, ver a satisfação de cada um dos seus clientes ao instalarem uma dessas tecnologias de forma personalizada.

6) Contribuir com seus familiares, amigos e conhecidos

Atuando nesse mercado de energias renováveis você pode contribuir, diretamente com seus familiares, amigos e conhecidos. Você pode atender todos seus conhecidos e transformar os gastos da conta de luz deles nos melhores investimentos possíveis com a produção da própria energia elétrica. Todos seus conhecidos, amigos e familiares pagam conta de luz. Então a melhor forma de contribuir na vida de todos os seus conhecidos é torná-los todos mais sustentáveis com a produção da própria energia elétrica, claro, de forma sustentável. Pode ter certeza que essa é uma ótima contribuição para todos esses.

7) Atender seus próprios clientes

Trabalhar com vendas de energias renováveis através da plataforma da Oak Energia, lhe permite atender todos seus próprios clientes. Isso mesmo, todos esses conhecidos que já citamos aqui hoje, como seus familiares, amigos e vizinhos podem ser atendidos por você. Conquiste sua cartela de clientes e comece com os seus conhecidos. Essa é a melhor forma para fazer bons negócios e atender seus próprios clientes.

8) Trabalhar na sua própria casa

Além de todas essas vantagens e benefícios de trabalhar com energias renováveis, você pode fazer tudo isso trabalhando aí da sua própria casa. Com certeza essa é uma ótima qualidade de vida para aqueles que gostam de fazer o próprio horário de trabalho e deseja continuar trabalhando da própria casa, independente do lugar que deseja morar. Independente do local que você reside, sempre terá pessoas com o interesse em sair da conta de luz com a produção da própria energia elétrica, sempre de forma sustentável. Foque naqueles que possuem um elevado consumo de energia e comece a trabalhar da sua própria casa.

9) Trabalhar sem necessidade de estoque e sem franquia

São vários motivos para você atuar no mercado de energias renováveis. Inúmeros benefícios e vantagens, mas se você atuar nesse mercado através do marketplace de energias renováveis da Oak Energia irá atender todos seus clientes sem possuir estoque de nenhuma dessas tecnologias. Essa independência de estoque é ótima, pois você não precisa investir na compra dessa tecnologias, e dessa forma, você permanece focado em conquistar novos clientes e compreender os interesses e as necessidades de cada um deles. Além de não precisar de um estoque, vale lembrar que atuando pelo marketplace da Oak Energia, você não precisa comprar nenhum tipo de franquia.

10) Conquistar sua independência financeira

Para fechar com chave de ouro, o melhor de todos os motivos para você atuar no mercado de energias renováveis é conquistar sua independência financeira de uma vez por todas. Trabalhar é ótimo, mas o melhor é trabalhar com energias renováveis e conquistar sua independência financeira. Tenho a certeza de que você já sabe, todas as vendas que você fizer de uma solução personalizada, você irá faturar uma comissão de venda e dessa forma, conquistará sua independência financeira. Não deixe para depois, comece agora a atuar no mercado de energias renováveis através do marketplace da Oak Energia.
Confira esse vídeo no canal da Oak Energia para aprender ainda mais como obter os melhores resultados com vendas no mercado de energias renováveis.
E aí, aprendeu ainda mais sobre as técnicas de vendas, bem como as principais etapas de vendas para você também conquistar sua independência financeira? Ficou alguma dúvida? Deixe seus comentários e compartilhe com seus melhores amigos. Sua participação é extremamente importante.

Seja inteligente seja sustentável.

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