Oak Energia

Ilustração com um painel fotovoltaico e o sol, uma turbina eólica de eixo vertical, micro central hidrelétrica mch, biodigestor - Desenho por Kah Magalhães | 1qdk.com.br

4 soluções sustentáveis que você precisa conhecer

Você tem interesse em atuar no mercado de energias renováveis?

As soluções sustentáveis são indispensáveis, devido à escassez dos recursos naturais e por acarretarem uma significativa redução das despesas fixas. A sustentabilidade traz diversos benefícios às residências e aos negócios, como a diminuição de desperdícios, aproveitamento dos resíduos, utilização de energias renováveis, aumento de faturamento com o marketing verde, aumento de receitas mensais e a possibilidade de novos empreendimentos e modelos de gestão a serem adotados. Para que você também possa usufruir dessas e de outras vantagens em sua casa e empresa, neste post mostraremos 4 soluções tecnológicas que estão revolucionando o desenvolvimento sustentável do mundo corporativo. Acompanhe!

1. Sistema fotovoltaico

Gradativamente, as residências e empresas de todos os portes estão investindo em sistemas fotovoltaicos como um caminho para fugir dos altos gastos com as contas de energia elétrica mensais. Os benefícios da energia solar são muito maiores e trazem mais retornos do que somente a redução do valor da fatura de luz. O investimento em um sistema fotovoltaico proporciona o retorno do dinheiro aplicado rapidamente (payback reduzido), em poucos anos. Além disso, os sistemas fotovoltaicos possuem garantias de longo prazos (até 25 anos), proporcionando maior segurança nesse investimento. Nesse sentido, aquele empreendedor que produz eletricidade por meio da irradiação do sol preserva o meio ambiente e proporciona ótimos retornos financeiros para seu caixa. Isso proporciona às pessoas e empresas uma eficaz ferramenta de divulgação conhecida como o marketing verde. Atualmente, os consumidores veem com bons olhos as empresas que preocupam e praticam essas práticas sustentáveis. Entretanto, ainda existem empreendedores que deixam de cogitar a aquisição de sistemas solares por pensarem que se trata de um projeto muito complexo. Mal sabem eles que a instalação de sistemas fotovoltaicos é muito mais simples do que se imagina, necessitando realizar, apenas, pequenos e simples ajustes nas construções já existentes. O sistema fotovoltaico comumente utilizado em residências e em empresas é do tipo on-grid, ou seja, conectado à rede. Nesse caso, a eletricidade produzida pelas placas fotovoltaicas é consumida pela residência ou empresa e o excesso é descarregado na rede elétrica fornecida pela concessionária. Normalmente, esse sistema não armazena energia: tudo o que é gerado, diariamente, é consumido e o excesso é injetado na rede elétrica da distribuidora local. Além dos painéis solares, outro componente importante é o inversor, responsável pelo recebimento da produção energética que chega como corrente contínua e sua transformação em energia alternada. A energia alternada é o principal tipo de energia consumida nas casas e empresas. Em situações nas quais o sistema fotovoltaico produz mais energia elétrica do que a demanda (consumo de energia), essa eletricidade é devolvida à rede, para que outras unidades consumidoras possam utilizá-la, sem que seja necessária qualquer intervenção. Esse fato é uma grande vantagem das unidades de geração distribuída. Assim, a pessoa jurídica ou física, titular da conta de luz, terá um saldo de energia, que poderá ser deduzido em sua conta de luz quando a sua produção estiver abaixo do seu consumo.

2. Turbina eólica de eixo vertical

A energia eólica representa o resultado do processo que transforma a força dos ventos em eletricidade. Assim como a energia solar, a energia eólica é classificada como limpa e renovável, ou seja, não produtora de poluentes. Trata-se de uma fonte de energia infinita, por estar sempre disponível para uso. Por essa razão, é uma ótima alternativa para a não utilização de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O fluxo do vento sofre grandes alterações durante todo o ano. A radiação do sol aquece irregularmente a atmosfera, movimentando a massa de ar e possibilitando que os ventos sejam utilizados para geração de energia elétrica. Esse é o princípio de produção de energia eólica e o melhor é que ele está disponível em qualquer lugar do nosso planeta. O equipamento responsável em transformar a energia do vento em energia elétrica recebe o nome de turbina eólica ou aerogerador. Trata-se de um conjunto de hélices que são movimentadas pela força dos ventos. Esse movimento faz girar um eixo, que liga um do cubo do motor ao gerador de energia elétrica. Uma turbina eólica de eixo vertical é usada especialmente para proporcionar um comportamento mais adequado em ocasiões de ventos turbulentos. Podem e são implantadas em locais com movimentação de veículos, em topos de edifícios e montanhas. Outras vantagens dessa turbina de eixo vertical é a emissão de baixos níveis de ruídos, quando comparada a uma turbina eólica de eixo horizontal. O design da turbina eólica de eixo vertical é muito mais atrativo, um dos principais motivos que essa tecnologia está sendo constantemente instalada em nos grandes centros urbanos e nas zonas rurais.

3. Micro Central Hidrelétrica — MCH

Uma usina hidrelétrica movida a “fio d’água” é uma tecnologia que permite gerar energia elétrica a partir de pequenos cursos d’água. Mesmo utilizando a água, dispensa a construção de reservatórios, evitando alagamento de grandes áreas. O movimento das águas move uma turbina, transformando a energia mecânica das águas em energia elétrica durante 24h por dia. Toda essa energia pode ser utilizada e consumida normalmente, gerando economias mensais na conta de luz. Essa tecnologia foi o modelo adotado para a obra da conhecida Usina de Belo Monte e é uma tendência para outros projetos, especialmente os que são feitos no estado de Minas Gerais, já que essa área reúne um enorme potencial hidrelétrico nacional, com cursos d’águas com desníveis que favorecem as instalações com boas eficiências de geração de energia.

4. Biodigestor

A implementação de tecnologias como o biodigestor permite aproveitar os resíduos orgânicos (animal e vegetal) e convertê-los em biogás (rico em metano) que pode ser convertido em energia elétrica através de um motor-gerador, com uma ótima relação custo e benefício. A energia elétrica gerada pelo biodigestor pode ser consumida, normalmente, em toda propriedade e empresa, promovendo reduções significativas na conta de luz. Além disso, a implementação de um biodigestor, permite melhorias na qualidade energética, evitando interrupções de fornecimento de energia por falhas na rede de distribuição. Outro benefício da implantação de um biodigestor é a geração do biofertilizante (matéria orgânica estabilizada com boa relação C:N). Esse biofertilizante pode ser aplicado em pastagem e lavouras contribuindo para a redução de gastos com a compra de adubos para solos e plantações, além de diminuir o impasse ambiental causado pelo resíduo. O biodigestor também é utilizado na criação de suínos, aves, bois, ovinos, mandioca, laticínios, destilarias de álcool e várias outras indústrias e propriedades do setor de agronegócio. Um estudo recente da consultoria McKinsey & Company Global, intitulado Valor Estratégico da Sustentabilidade, aponta que o motivo principal para empreendedores e gestores adotarem ações classificadas como sustentáveis é a possibilidade de alinhar esse conceito com as metas, missões e valores corporativos (42%). Em seguida, aparecem a reputação corporativa (36%) e a redução de despesas (26%). Nesse viés, a implementação de energias renováveis torna-se um excelente investimento, já que além de bons retornos financeiros, agrega um ótimo marketing verde. Imagem de profissionais junto a turbinas eólicas com o sol ao fundo Resumimos nesse documento 4 soluções sustentáveis para geração de energia elétrica já conceituadas e implementadas em empresas, fazendas e em toda zona urbana. Mas para que o seu negócio possa usufruir de todas essas vantagens, não se esqueça de buscar por tecnologias personalizadas. Escolha fornecedores especializados no sistema que você deseja implantar e construa um projeto personalizado, pois sua solução sustentável depende de suas demandas energéticas. O conteúdo foi útil? Então, entre em contato conosco para levar essas e outras soluções sustentáveis à sua empresa e faça um orçamento com a equipe da OAK Energia – o primeiro marketplace de energias renováveis no Brasil.

Você tem interesse em atuar no mercado de energias renováveis?

Compartilhe este conteúdo com alguém que possa gostar

Deixe um comentário