Oak Energia

Ilustração das matrizes energéticas renováveis mais comuns de serem aproveitadas por empresas - Ilustração por Kah Magalhães | 1qdk.com.br

Como reduzir o consumo de energia nas empresas? Veja 4 dicas!

Hoje em dia, reduzir o consumo de energia nas empresas é fundamental para que um negócio mantenha suas finanças saudáveis e diminua os impactos que o uso de eletricidade advinda de fontes poluentes causa ao meio ambiente.

Quando o nível de chuva é baixo, o que acontece constantemente aqui no Brasil, os reservatórios de água ficam sem capacidade de atender a toda a população. Então, são acionadas as termelétricas, que produzem uma energia mais cara. Com isso, aplica-se o sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz. Trata-se de uma sobretaxa na sua fatura.

O que será que você pode fazer para consumir menos energia na sua empresa? Neste post, daremos 4 dicas simples e eficientes que serão muito úteis nessa missão. Confira!

1. Faça uma revisão da estrutura elétrica da empresa

Quando a infraestrutura elétrica é instalada em um galpão ou sala comercial, o responsável pelo projeto calcula o volume de carga necessário para cada fase do imóvel. Porém, pode acontecer de você locar ou comprar um lugar que já esteja com tudo pronto, sem que tenha sido realizada uma revisão em toda essa distribuição.

O problema, principalmente em um imóvel antigo, é ser muito comum achar equipamentos e critérios de equilíbrio de carga ultrapassados tecnologicamente. O resultado pode aparecer com o superaquecimento nos condutores.

A sobrecarga também refletirá na ponta final da conexão elétrica, isto é, nos aparelhos eletroeletrônicos da empresa. A durabilidade de cada um dos equipamentos será menor, o consumo de energia será maior, e eles sairão como os grandes vilões da sua conta de energia elétrica.

Condutores velhos e uma carga mal balanceada não permitem que o gasto com eletricidade diminua, porque o volume da corrente que passa pelos condutores sempre será elevado. Por essa razão, são imprescindíveis a contratação de um especialista na medição das cargas e a redistribuição das máquinas no seu escritório.

2. Estabeleça metas de redução de energia

Estruturar uma redução na fatura de energia elétrica é uma tarefa pertinente à liderança da empresa, em especial, quando as metas de corte precisam ser definidas. Para tanto, o empreendedor deve investir seu tempo no estudo do histórico e da necessidade de consumo de cada departamento do negócio.

Dessa forma, ele será capaz de identificar onde estão os desperdícios e os maiores gastos e quais melhoras podem ser aplicadas no uso consciente de eletricidade.

3. Conscientize os colaboradores

Conscientize seus colaboradores sobre a utilização inteligente de luz. Afinal, para que a redução do consumo aconteça, é preciso que os funcionários estejam engajados e comprometidos com essa missão.

Faça reuniões regulares para abordar as metas de contenção do uso de energia. Uma boa prática para motivar seus funcionários é criar competições entre cada setor, com prêmios para quem mais conseguir economizar.

4. Faça uso de fontes renováveis de energia

A sustentabilidade é um conceito que permeia todos os ramos de negócio hoje em dia. Desta forma, mais do que reduzir o consumo de energia, as empresas devem encontrar alternativas para minimizar as agressões ao meio ambiente.

A melhor forma de economizar na conta de luz e preservar nosso ecossistema é investindo em fontes limpas de energia, como é o caso da energia fotovoltaica. A organização que dispõe de um sistema de geração de energia solar otimiza recursos financeiros e agrega valor à sua marca pela preocupação com o nosso planeta.

Existem várias formas de reduzir o consumo de energia no ambiente corporativo. Para isso, é importante que o gestor busque por soluções sustentáveis personalizadas de acordo com as características da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura com o nosso guia prático sobre como escolher a melhor solução para economizar energia na sua empresa!

Compartilhe este conteúdo com alguém que possa gostar

Deixe um comentário