Oak Energia – Energia Solar Fotovoltaica, Biodigestor e Energias Renováveis

Ilustração com idéias de inovação para empresas | Desenho por Kah Magalhães: 1qdk.com.br

4 dicas para implementar inovação na sua empresa!

Quando aplicada a um negócio, a sustentabilidade muda todos os aspectos de visão do negócio, bem como os hábitos dos profissionais envolvidos. Implementar a inovação na sua empresa pode começar por diversos caminhos simples, práticos e eficazes como: implantação de diversas práticas sustentáveis, economia de energia elétrica e pela geração da própria eletricidade. Essas ações voltadas para a geração da própria energia, de forma sustentável, são as maneiras mais seguras e rentáveis para as empresas. Somada a essas vantagens, a redução dos custos da fatura energética e a possibilidade de impulsionar e explorar o marketing verde, que atrai um público preocupado com o meio ambiente também são ótimos pontos fortes.

Neste texto, falaremos como é possível aplicar a inovação nas empresas por meio de 4 dicas. Aproveite e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!

1. Conscientize os seus funcionários

Para que todas as mudanças deem certo e a empresa se torne energicamente sustentável é preciso envolver todos os da sua equipe nesse processo! Assim, vale a pena contribuir de forma significativa para o conhecimento do seu time de colaboradores nessa área.

Isso pode ser feito com a divulgação de materiais digitais, cartazes, e-mails, apostilas e e-books, nos quais todos visam o esclarecimento dos principais assuntos, ações e atividades sustentáveis. Outra opção é a realização de palestras e dinâmicas em grupo para fixar o conhecimento e mudar a linha de pensamento aos poucos.

Além disso, é importante incentivar a realização de cursos e especializações para todos os níveis de careira da sua empresa para que todos estejam atualizados, contribuindo para o crescimento coletivo de forma significativa.

2. Troque os equipamentos

Equipamentos muito antigos, usualmente, são inimigos da eficiência energética, por isso, precisam ser substituídos. Assim, é importante adquirir eletrônicos que tenham eficiência comprovada para evitar o gasto excessivo de eletricidade. Isso pode ser verificado pela presença de selos, que demonstram o consumo de cada equipamento.

O mesmo deve ser feito com as lâmpadas. Os modelos de lâmpadas LED são os ideais porque proporcionam as adequadas iluminações, consumindo pouca energia com as maiores durabilidade de mercado. O uso de lâmpadas incandescentes já está ultrapassado, além de ser desconfortável para a visão. Mesmo os modelos fluorescentes devem ser descontinuados por serem uma tecnologia já em desuso e pouco eficiente. Nesse contexto, a substituição das lâmpadas antigas pelas de LED pode proporcionar reduções no consumo de energia de ordem de 30%.

3. Evite o uso de descartáveis

Se na sua empresa ainda está presente o uso de copinhos descartáveis de café, água e outros, comece mudando por aí. Combine com todos para que usem suas próprias canecas e garrafinhas. Para um bom empreendedor essa é uma ótima oportunidade para fornecer ao seus colaboradores “materiais publicitários” como as garrafinhas e canecas personalizadas. Com certeza esse material será utilizado por todo o time durante o expediente e, também, em ocasiões particulares como reuniões familiares, finais de semana em clubes e em distintos eventos públicos.

Nesse sentido, é imprescindível deixar claro que a higienização é responsabilidade individual!

Também é importante evitar o uso de papel nos escritórios, deixando para fazer a impressão quando for imprescindível. O compartilhamento de documentos em formato digital e o uso de nuvem para guardar arquivos digitalizados são medidas que auxiliam nesse objetivo.

4. Adote uma fonte de energia renovável

Uma das melhores formas de adotar uma inovação nas empresas é utilizando alguma forma de energia renovável, contribuindo, de maneira eficaz, para a sustentabilidade e principalmente para suas financias pessoais e empresariais.

Levando isso em consideração, as principais soluções tecnologias disponíveis e viáveis economicamente no mercado são: sistema fotovoltaico,turbinas eólicas, turbina a fio d’água e biodigestores. Essas soluções tecnologias podem ser a saída da conta de luz mensal da sua empresa. Vale ressaltar que cada uma dessas opções tecnológicas possui suas exigências para instalação, mas todas tem em comum a geração de energia elétrica de forma sustentável. Essas tecnologias podem ser instaladas praticamente em qualquer lugar (sob avaliação de uma equipe multidisciplinar de especialistas) e têm pouca necessidade de manutenção.

Agora que chegou ao fim deste texto, ficou fácil entender como implementar uma inovação sustentável em sua empresa? Tenha em mente que investir em eficiência energética é um passo seguro, rentável e pode proporcionar excelentes crescimentos através da exploração do marketing verde.

Você deseja tornar sua empresa ainda mais sustentável? Implemente uma solução sustentável personalizada com a Oak Energia e, através de uma especializada análise de mercado, apresentaremos a melhor solução para você pagar menos na conta de luz.

Já escolheu seu jeito de implementar inovação na sua empresa? Então entre em contato conosco para trabalharmos juntos sua solução sustentável personalizada.

Siga a Oak Energia no Youtube

Aula ao vivo todas as quintas-feiras às 20:04 h.

Deixe um comentário